A Pedagogia da Criatividade nada mais é que uma forma de estímulo ao professor , estímulo no sentido de que olhando para o passado, vivendo o presente e vislumbrando um futuro diferente a educação nesse país pode vir a mudar.
Olhando pra trás pra que nunca venha a esquecer das pessoas que o formaram e que fizeram história na educação do Brasil, pessoas que viviam em um tempo de desesperança, mas ousavam crer que tudo podia mudar através de suas ações.
O ser criativo é o ser pensante, fecundo capaz de se desprender de padrões e conceitos e abraçar novas metodologias pra atender ao público diferenciado do presente e não apenas isso, mas capaz de contribuir pra que no futuro isso que será passado seja um presente vivo na memória daqueles que um dia virão a fazer a educação deste país.
Nossos alunos serão fantoches alienados ou ser críticos e conscientes de suas ações na sociedade? Em que a criatividade pode auxiliar na sala de aula? Quais medidas podemos tomar pra fazer a diferença na vida de nossas crianças? Quais materiais podem ser utilizados pra aplicação de uma boa aula?
São essas as respostas que procuraremos responder partindo de nossas observações e reflexões diárias sobre o fator Educação no Brasil.
Esse espaço nasce firmado naquilo que temos afirmado categoricamente em nossas falas.
O professor é capaz de criar formas de aprendizado diferenciado e eficaz no âmbito escolar através de simples ações que podem parecer mera banalidade ou mesmo espetáculo de circo , mas que serão um novo horizonte para o educador e uma nova maneira de ver o mundo para o educando.
Lhes convido a viajar comigo, traçar metas, alcançar objetivos e acima de tudo usar a criatividade pra melhoria do ensino e aprendizagem em nosso país.
Isso é um sonho?
Eu me digno a sonhar, pois sou professora e ainda me dou ao luxo de ter esperança!
Gi Barbosa

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pipocando na Matemática

Pipocando na Matemática é uma  espécie bingo matemático.
Vamos aos passos pra realização do jogo:
Você pode observar que em cada quadrinho tem um saquinho de pipoca com um valor.
* O professor deve pré elaborar problemas,  escrever em fichas e colocar em caixa de sapato pra sorteio.
Exemplo:
João foi até o seu Zé pipoqueiro no quadro 1 e pediu 5 sacos de pipoca. Calcule e responda quanto João vai pagar ao seu Zé pela pipoca.
A criança que souber a resposta deve fazer a multiplicação e anotar na cartela até que tenha conseguido preencher tudo corretamente.
É recomendável que o jogo aconteça sempre em clima de sorteio e cima de situações problemas envolvendo as crianças da classe.
Obs: O professor deve estar preparadao para que o jogo tenha mais de um ganhador o que será excelente.
Gi Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário